5 ferramentas essenciais de desenvolvimento de aplicativos para Android


 Vivemos na Era dos Aplicativos Móveis. Há uma série de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos disponíveis para desenvolvedores. Android e iOS são os dois sistemas operacionais mais proeminentes e ambos têm suas próprias ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos. Portanto, se você planeja ter um aplicativo móvel para seu negócio, ideia criativa ou serviço, deve estar ciente das ferramentas necessárias para desenvolver esse aplicativo móvel. Neste blog, falaremos sobre as ferramentas do Android.


Como são desenvolvidos os aplicativos Android?

Todo desenvolvimento de software precisa de um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) para facilitar o uso de ferramentas de desenvolvimento de aplicativos. O Android não é exceção. Temos o Android Studio, que é um IDE completo e sofisticado para o desenvolvimento de aplicativos Android. Quer saber o que há no IDE do Android Studio? Leia.


Aqui estão algumas ferramentas de linha de comando para o desenvolvimento de aplicativos Android.


1. Ferramentas do SDK do Android

O Android Software Development Kit (SDK) é um conjunto de ferramentas que ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos para o sistema operacional Android. No SDK você encontrará bibliotecas, um depurador e um emulador que o ajudam a começar a desenvolver aplicativos.


2. Ferramentas da plataforma

Novas versões do sistema operacional Android são lançadas com frequência, portanto, as ferramentas da plataforma fornecem suporte aos novos recursos do Android e têm compatibilidade com as versões mais antigas.


3. Emulador Android

Com a ajuda do Emulador, você pode testar seus aplicativos sem usar os dispositivos reais.


Agora você tem uma ideia do que está no Android Studio. Então, vamos seguir em frente para saber o que mais é necessário no desenvolvimento de aplicativos.


1. Bibliotecas Android

Como o Android é de código aberto e tem um ótimo suporte da comunidade, podemos encontrar facilmente os pequenos pedaços de código que podemos usar. Isso pode ser feito adicionando as bibliotecas em nosso aplicativo. A maioria das bibliotecas são encontradas na plataforma GitHub. Aqui estão algumas das bibliotecas com uma breve descrição.


uma. Retrofit

Essa biblioteca é usada para obter os dados do servidor por meio de serviços Web e usá-los no aplicativo. Por exemplo, digamos que estamos desenvolvendo um aplicativo para exibir os filmes mais recentes. Criaremos um web service que mostrará a lista de nomes de filmes do nosso servidor. O formato pode ser JSON. Então, usando o Retrofit, podemos obter o JSON e analisá-lo para mostrar no aplicativo.


b. Deslizar

Glide é a biblioteca para mostrar as imagens do servidor ou armazenamento local de uma forma que mantenha a proporção e possa lidar com o carregamento de imagens, armazenamento em cache, etc. É recomendado pelo Google.


c. MaterialDesign Library

Essa biblioteca ajuda você a criar uma ótima interface de usuário leve para o aplicativo. Ele oferece a variedade de componentes de interface do usuário personalizados que proporcionam intuitividade extra na interface do usuário do aplicativo.


2. Grade

Gradle é um sistema de compilação que ajuda na compilação, teste e implantação do aplicativo. Este sistema gera o APK a partir dos arquivos Java e XML. Existem dois tipos de script Gradle (build.gradle):


uma. build.gradle de nível superior

b. build.gradle no nível do módulo

3. Bancos de dados

O sistema operacional Android possui um banco de dados local conhecido como SQLite para armazenar os dados localmente dentro do telefone. Existem algumas bibliotecas de banco de dados de terceiros também no mercado que podem ser usadas no aplicativo. Por exemplo, Realm, Room, OrmLite, greenDAO.


4. Firebase

O que é Firebase? Talvez você precise de um aplicativo móvel, mas não queira lidar com problemas como autenticação, gerenciamento de servidores, armazenamento de arquivos, bancos de dados, ferramenta de gerenciamento de falhas, notificações, análises, etc.


O Firebase é a solução única para todos os problemas acima. Aqui estão alguns dos principais recursos do Firebase:


uma. Banco de dados em tempo real

A maioria dos bancos de dados como o SQLite fornece os dados quando você os solicita, mas o Realtime Database, como o Firebase, fornece os dados sempre que são atualizados.


b. Armazenamento de arquivo

Principalmente todos os aplicativos salvam os arquivos, como foto de perfil. O Firebase oferece uma maneira simples de armazenar imagens na nuvem.


c. Autenticação

O Firebase tem vários sistemas de autenticação que podem ser usados ​​no aplicativo. Por exemplo, autenticação de e-mail/senha, login social, autenticação por telefone, etc.


d. Crashlytics

Os crashlytics do Firebase ajudam você a corrigir os problemas que ocorrem no aplicativo ativo por versão.


e. Análise

O Firebase também fornece o recurso de análise pelo qual você pode analisar o uso do aplicativo com diferentes eventos personalizados.


f. Notificação

Quase todos os aplicativos têm o recurso de notificações push. O SDK do Firebase oferece uma maneira simples de integrar a notificação por push.

Existem muitos outros recursos excelentes do SDK do Firebase e a melhor parte é que ele também pode ser compatível com a plataforma iOS.


5. Arquitetura de código

Toda grande ideia começa com um pequeno conceito, portanto, é importante estabelecer as bases de uma maneira que exija o mínimo de esforço para manter e crescer com recursos. Um dos grandes erros que um desenvolvedor pode cometer é não usar a arquitetura de código planejada.


A seguir estão alguns problemas que ocorrem devido à arquitetura de código incorreta ou inexistente.


uma. Grandes quantidades de código em uma única classe ou arquivo.

b. Código é impossível para outro desenvolvedor.

c. É difícil depurar.

Então, o que você ganha com uma boa arquitetura de código? Vamos checar.

uma. Código compreensível.

b. Manutenção de baixo custo.

c. Simplicidade.

Existem algumas arquiteturas de código amigáveis ao desenvolvedor para Android.


uma. MVC (controlador de exibição de modelo)

b. MVP (apresentador de visualização de modelo)

c. MVVM (Model View ViewModel)

Cada arquitetura de código mencionada acima tem sua própria beleza. Mas lembre-se também de pensar duas vezes, codificar uma vez.