Grand Theft Auto IV




Grand Theft Auto IV é um videogame de ação e aventura desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games. Foi lançado para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360 em 29 de abril de 2008 e para Microsoft Windows em 2 de dezembro de 2008. É o décimo primeiro título da série Grand Theft Auto e a primeira entrada principal desde Grand Theft Auto de 2004: San Andreas . Situado na fictícia Liberty City (baseada na cidade de Nova York), a história para um jogador segue um veterano de guerra, Niko Bellic, e suas tentativas de escapar de seu passado sob pressão de agiotas e chefes da máfia. O design de mundo aberto permite que os jogadores percorram livremente Liberty City, que consiste em três ilhas principais.

O jogo é jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa e seu mundo é navegado a pé ou de veículo. Ao longo do modo single-player, os jogadores jogam como Niko Bellic. Um modo multijogador online está incluído no jogo, permitindo que até 32 jogadores se envolvam em jogabilidade cooperativa e competitiva em uma recriação do cenário para um jogador.Template:Efn Dois pacotes de expansão foram lançados posteriormente para o jogo, The Lost e Damned e The Ballad of Gay Tony, ambos apresentam novos enredos que estão interconectados com o enredo principal de Grand Theft Auto IV e seguem novos protagonistas.

O desenvolvimento começou logo após o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas e foi compartilhado entre muitos estúdios da Rockstar em todo o mundo. O jogo introduziu uma mudança para um estilo e tom mais realista e detalhado para a série. Ao contrário das entradas anteriores, Grand Theft Auto IV não teve uma forte influência cinematográfica, pois a equipe tentou uma abordagem original da história. Como parte de sua pesquisa para o mundo aberto, os desenvolvedores realizaram pesquisas de campo em Nova York durante todo o desenvolvimento e capturaram imagens para a equipe de design.

Após seu anúncio em maio de 2006, Grand Theft Auto IV foi amplamente antecipado.[1] Após o lançamento, o jogo recebeu aclamação da crítica universal, com elogios particularmente direcionados à narrativa e ao design de mundo aberto. Grand Theft Auto IV quebrou recordes de vendas da indústria e se tornou o produto de entretenimento mais vendido da história na época, ganhando Template:US$ em seu primeiro dia e US$ 500 milhões em sua primeira semana. Considerado um dos títulos mais significativos da sétima geração de videogames, e por muitos críticos como um dos maiores videogames de todos os tempos, ganhou elogios de fim de ano, incluindo prêmios de Jogo do Ano de várias publicações de jogos. Ele vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo a partir de 2019; continua a ser o jogo de PlayStation 3 mais vendido de todos os tempos. No entanto, o jogo também gerou controvérsia, com críticas direcionadas à representação de violência do jogo e à capacidade dos jogadores de dirigir sob a influência de álcool. Seu sucessor, Grand Theft Auto V, foi lançado em setembro de 2013.

Jogabilidade
Grand Theft Auto IV é um jogo de ação e aventura jogado a partir de uma perspectiva de terceira pessoa.[2] Os jogadores completam missões – cenários lineares com objetivos definidos – para progredir na história. É possível ter várias missões ativas em execução ao mesmo tempo, pois algumas missões exigem que os jogadores aguardem mais instruções ou eventos. Fora das missões, os jogadores podem vagar livremente pelo mundo aberto do jogo e ter a capacidade de completar missões secundárias opcionais. Composto pela cidade fictícia de Liberty City, o mundo de Grand Theft Auto IV é maior em área do que a maioria das entradas anteriores da série. No início do jogo, os jogadores só podem explorar a primeira ilha – composta por Dukes e Broker – com todas as outras ilhas desbloqueadas à medida que a história avança.[3]

Os jogadores usam ataques corpo a corpo, armas de fogo e explosivos para lutar contra os inimigos, e podem correr, pular, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo do jogo. Há uma opção de perspectiva em primeira pessoa ao usar veículos. Em combate, a mira automática e um sistema de cobertura podem ser usados ​​como assistência contra os inimigos. Caso os jogadores sofram danos, seu medidor de saúde pode ser totalmente regenerado usando várias técnicas, como comer, usar kits médicos ou chamar paramédicos.[4] Se os jogadores cometerem crimes durante o jogo, as agências de aplicação da lei do jogo podem responder conforme indicado por um medidor de "procurado" no visor frontal (HUD). No medidor, as estrelas exibidas indicam o nível de procurado atual (por exemplo, no nível máximo de seis estrelas, os esforços da polícia para incapacitar os jogadores se tornam muito agressivos). Os agentes da lei procurarão os jogadores que deixarem a vizinhança desejada. O medidor de procurados entra em modo de resfriamento e, eventualmente, recua quando os jogadores estão escondidos da linha de visão dos oficiais.[5]

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O combate em Grand Theft Auto IV foi reformulado para incluir um sistema de cobertura.

O sistema de cobertura do jogo permite que os jogadores se movam entre coberturas, disparem às cegas, mirem livremente e alvejem um inimigo específico. Partes individuais do corpo também podem ser direcionadas.[6] Os ataques corpo a corpo incluem movimentos adicionais, como esquivar, bloquear, desarmar um oponente e contra-atacar. A armadura corporal pode ser usada para absorver tiros e danos explosivos, mas é usada no processo. Quando a saúde está totalmente esgotada, o jogo para e os jogadores reaparecem no hospital mais próximo.[4]

O modo single-player do jogo permite que os jogadores controlem um veterano de guerra, o Leste Europeu Niko Bellic. Durante a história, Niko conhece vários novos personagens, muitos dos quais ele faz amizade. Esses personagens podem fazer favores para Niko sempre que ele pedir; por exemplo, seu primo Roman, dono de um serviço de táxi, pode enviar um de seus táxis para Niko e levá-lo a qualquer destino da cidade. Os táxis estão sempre disponíveis durante o jogo, permitindo que os jogadores viajem rapidamente para um destino. Ao longo do jogo, os jogadores também se deparam com escolhas de moralidade, que alteram o enredo adequadamente, dependendo da escolha do jogador. Durante o roaming livre no mundo do jogo, os jogadores podem se envolver em atividades específicas do contexto, como boliche ou dardos. Outras atividades disponíveis incluem um mini-jogo de vigilantes e programação de televisão no jogo.[7][8][9] Niko tem um smartphone para entrar em contato com amigos e iniciar atividades.[10] O smartphone também é usado para acessar o modo multiplayer online do jogo e para inserir códigos de trapaça.[11] Para acessar a Internet no jogo, que permite que Niko envie e receba e-mails e marque encontros potenciais com namoradas em potencial, Niko pode usar cibercafés localizados pela cidade.[12] O jogo também possui um sistema de metrô, permitindo que os jogadores percorram rapidamente o mundo do jogo.[13]

Predefinição:Anchor O modo multijogador online de Grand Theft Auto IV permite que até 32 jogadores percorram livremente uma recriação do mundo para um jogador.[14]Modelo:Efn Os jogadores decidem qual modo de jogo desejam jogar, incluindo deathmatches e corridas de rua.[15] Ambos os modos de jogo cooperativo e competitivo estão disponíveis. Esses modos de jogo são divididos em partidas classificadas e não classificadas. Para os jogadores subirem de nível, o dinheiro do jogo deve ser ganho.[16][17] O jogo também apresenta um Modo Livre, no qual os jogadores têm todo o mapa aberto para explorar, sem objetivo final ou missão a cumprir. Os anfitriões do jogo podem controlar muitas variáveis, como presença policial, tráfego e armas. O suporte à LAN está disponível na versão do jogo para Windows.

Sinopse
Contexto
Grand Theft Auto IV acontece em 2008, em uma versão redesenhada de Liberty City consistindo em quatro distritos, baseados em quatro dos distritos de Nova York: Broker (baseado no Brooklyn), Dukes (Queens), Bohan (The Bronx), e Algonquin (Manhattan).[19] Adjacente à cidade está o estado independente de Alderney (Norte de Nova Jersey). Existem três ilhas menores presentes no jogo: Charge Island (Randall's Island), Colony Island (Roosevelt Island) e Happiness Island (Liberty Island). Inicialmente, as pontes são bloqueadas devido a uma ameaça terrorista, e os jogadores são constantemente perseguidos pela polícia se as pontes forem cruzadas, mas os bloqueios são levantados à medida que a história avança, permitindo que o jogador atravesse entre as ilhas.[3] Grand Theft Auto IV ocorre em uma história e linha do tempo diferentes dos jogos anteriores da série.[20] No entanto, o jogo se passa no mesmo cânone que seus pacotes de expansão, The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, e seu sucessor, Grand Theft Auto V.[21]Template:Efn

Enredo
Niko Bellic, um europeu oriental, chega a Liberty City a bordo de um cargueiro, o Platypus, para se reunir com seu primo Roman, perseguir o sonho americano e procurar o homem que traiu sua unidade em uma guerra de quinze anos. anterior. Ao chegar, no entanto, Niko descobre que os contos de riqueza e luxo de Roman eram mentiras escondendo lutas com dívidas de jogo e agiotas, e que Roman vive em um apartamento sujo em Broker ao invés de uma mansão.[3] Enquanto realiza alguns trabalhos para a empresa de táxi de Roman, Niko conhece e faz amizade com vários moradores de Broker, incluindo Little Jacob, um subchefe dos Yardies,[23] e Michelle, com quem Niko rapidamente entra em um relacionamento.[24]

Niko defende Roman de seus agiotas várias vezes, mas é forçado a trabalhar para Vlad Glebov, o agiota russo de Roman. Niko mata Vlad depois de descobrir que ele dormiu com a namorada de Roman, Mallorie.[25] Após o assassinato de Vlad, Niko e Roman são sequestrados por membros da Liberty City Bratva por ordem de Mikhail Faustin e seu associado, Dimitri Rascalov. Faustin, não incomodado pelo assassinato de Vlad, contrata Niko.[26] Niko descobre rapidamente que Faustin é um psicopata depois de receber ordens para matar o filho de Kenny Petrović, o homem mais poderoso da Bratva. Depois que a família Petrović ameaça retaliar, Dimitri convence Niko a assassinar Faustin para evitar uma guerra de gangues.[27] Quando Niko se encontra com Dimitri para cobrar o assassinato, Dimitri traz o ex-empregador de Niko, Ray Bulgarin, que acusa Niko de roubá-lo alguns anos antes. Quando Niko nega a alegação, um tiroteio acontece, permitindo que Dimitri e Bulgarin escapem.[28]

Niko e Roman são imediatamente forçados a fugir para Bohan depois que seu apartamento e companhia de táxi são destruídos pelos homens de Dimitri em ataques incendiários.[29] No entanto, as coisas vão mal também em Bohan: os homens de Dimitri sequestram Roman em uma tentativa fracassada de atrair Niko, que resgata Roman.[30] Além disso, Michelle revela que ela é uma agente do governo que na verdade se chama Karen, e leva Niko a trabalhar para sua empresa, conhecida apenas por sua capa: United Liberty Paper.[31] Niko mata vários terroristas conhecidos ou suspeitos para a agência em troca do arquivo dos numerosos crimes que a polícia tem sobre ele e a promessa de assistência para encontrar o traidor de sua unidade.[32][33][34] Apesar das dificuldades que Niko e Roman enfrentam enquanto estão em Bohan, a sorte de Roman de repente melhora quando ele recebe uma grande quantia de dinheiro de uma reivindicação de seguro que fez em seu negócio destruído. Usando o dinheiro, Roman compra um apartamento em Algonquin, [30] e reinicia sua empresa de táxi.

The Paper rastreia o homem responsável pela traição da unidade de Niko, Darko Brevic, e o leva para Liberty City para que Niko decida seu destino.[35] Tendo lidado com seu passado, Niko é convocado por um de seus empregadores, Jimmy Pegorino, que exige um último favor: ajudar com um negócio extremamente lucrativo de heroína em conluio com Dimitri.[36] Niko deve fazer um acordo com Dimitri ou se vingar dele.[36]

Se Niko continuar com o acordo, Dimitri novamente o trai e toma a heroína para si.[37] No casamento de Roman, um assassino enviado por Dimitri involuntariamente mata Roman com uma bala perdida.[38] Depois que Dimitri mata Pegorino, ele é morto por um Niko devastado e vingativo.[39] Se Niko escolher se vingar, ele ataca o Ornitorrinco e embosca os homens de Dimitri, lutando contra eles antes de matar Dimitri em um tiroteio final decisivo.[40] No casamento de Roman, Pegorino, furioso após a traição de Niko, mira em Niko em um tiroteio, mas acaba matando acidentalmente a nova namorada de Niko, Kate.[38] Com Pegorino como alvo de todo o submundo de Liberty City, Niko o rastreia e o executa.[41]

Produção
Desenvolvimento
Modelo: Veja também

O trabalho em Grand Theft Auto IV começou em novembro de 2004, logo após o lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas (2004).[42] Cerca de 150 desenvolvedores de jogos trabalharam em Grand Theft Auto IV,[43] liderados por membros centrais da equipe que trabalhou anteriormente em Grand Theft Auto III (2001).[44] Para o jogo, a Rockstar usou seu proprietário Rockstar Advanced Game Engine (RAGE), que foi usado anteriormente em Rockstar Games Presents Table Tennis (2006), em combinação com o motor de animação de jogo Euphoria.[45] Em vez de animações pré-escritas, Euphoria usa animação processual para controlar a maneira como o jogador se move, permitindo que os movimentos dos personagens sejam mais realistas.[46] O mecanismo Euphoria também permite que os NPCs reajam de maneira realista às ações do jogador. Em uma prévia, um jogador derrubou um NPC de uma janela e o personagem agarrou uma saliência para não cair.[47] O jogo também usa middleware da Image Metrics para facilitar expressões faciais complexas e facilitar o processo de incorporação de sincronização labial.[48] A folhagem do jogo é produzida através do SpeedTree.[49]

Grand Theft Auto IV vê uma mudança na série para um estilo e tom mais realista e detalhado,[42] em parte como resultado da transição para consoles que ofereciam gráficos de alta definição e os novos e aprimorados recursos de tais consoles.[44] O cofundador da Rockstar, Dan Houser, disse que "o que estamos tomando como nossa palavra de ordem em [Grand Theft Auto IV] é a ideia do que a alta definição realmente significa. Não apenas em termos de gráficos, que obviamente estamos alcançando, mas em termos de todos os aspectos do design. [...] Você sabe, tentar fazer algo mais realista, mais unido, mas ainda mantendo a coerência geral que os outros jogos tinham."[42] O diretor de arte Aaron Garbut disse que uma das razões eles decidiram definir o jogo em Nova York porque "todos nós sabíamos que é uma cidade cinematográfica incrível, diversificada, vibrante", e como eles esperavam levar o "detalhe, variedade e vida" a um alto nível, parecia que "basear o jogo em uma cidade tão sinônimo dessas coisas foi um ótimo ajuste."[50] Dan Houser acrescentou "porque estávamos trabalhando em alta definição e sabíamos que precisaríamos de muita pesquisa, queríamos estar em algum lugar onde tínhamos um ponto de apoio."[44] Os desenvolvedores conscientemente evitaram criar um bloco para recriar blocos de New Cidade de York; Dan Houser disse que "o que sempre tentamos fazer é fazer algo que pareça real e tenha as qualidades de um ambiente real, mas também seja divertido do ponto de vista do design do jogo". A cidade é muito mais detalhada e maior em tamanho do que Grand Theft Auto III e outras cidades vistas em entradas anteriores da série.[51] Embora menor que San Andreas, o cenário principal do predecessor de Grand Theft Auto IV, Grand Theft Auto: San Andreas, Liberty City é comparável a ele em termos de escopo quando "o nível de verticalidade da cidade, o número de prédios que você pode entrar , e o nível de detalhe nesses edifícios" são levados em consideração.[51] O objetivo de Liberty City era não ter pontos mortos ou espaços irrelevantes, como os desertos abertos em San Andreas.[42] Para alcançar um ambiente realista, a equipe da Rockstar North, com sede em Edimburgo, Escócia, fez duas viagens a Nova York para pesquisa, uma no início do projeto (que foi feita com todos os jogos anteriores do Grand Theft Auto) e outra menor ainda em desenvolvimento.[50] Uma equipe de pesquisa em tempo integral, com sede em Nova York, tratou de solicitações adicionais de informações, desde a minoria étnica de um bairro até vídeos de padrões de tráfego.[44]

A história de Grand Theft Auto IV foi escrita por Dan Houser e Rupert Humphries.[13] Ao contrário dos jogos anteriores de Grand Theft Auto que têm uma forte influência cultural ou cinematográfica, "[Grand Theft Auto IV não] realmente tem nenhuma influência cinematográfica",[42] como explicado por Houser. "Nós estávamos conscientemente tentando ir, bem, se os videogames vão se desenvolver no próximo estágio, então a coisa não é tentar fazer um tributo amoroso ou fazer referência a outras coisas. É fazer referência ao próprio lugar".[ 44] Houser também disse: "Em termos do personagem, queríamos algo que parecesse fresco e novo e não algo que fosse obviamente derivado de [um] filme. [...] Talvez [nós] pudéssemos fazer algo nós mesmos que convivesse com isso material".

O supervisor de música Ivan Pavlovich disse que "[nós tivemos] que escolher as músicas que fazem de Nova York hoje o que ela é, mas certifique-se de que elas não pareçam datadas quando o jogo for lançado."[52] Os desenvolvedores contataram mais de 2.000 pessoas. para obter direitos de gravação e publicação.[53] Eles até contrataram um investigador particular para localizar os parentes do falecido membro do Skatt Bros. Sean Delaney para licenciar a música da banda "Walk the Night".[54] Citando fontes próximas aos acordos, a Billboard informou que a Rockstar pagou até US$ 5.000 por composição e outros US$ 5.000 por gravação master por faixa.[55] Os desenvolvedores originalmente consideraram permitir que os jogadores comprassem músicas indo a uma loja de discos no jogo e que Niko tivesse um MP3 player, mas ambas as idéias foram cortadas.[53] DJ Green Lantern produziu faixas exclusivamente para a estação de rádio de hip-hop do jogo The Beat 102.7.[55] O proprietário da gravadora e produtor musical Bobby Konders, que hospeda a estação de rádio do jogo Massive B Soundsystem 96.9, passou pelo esforço extra de voar para a Jamaica para conseguir que artistas de dancehall regravassem faixas para fazer referências aos bairros de Liberty City. [55]

O vice-presidente corporativo da divisão Interactive Entertainment Business da Microsoft, Peter Moore, anunciou na E3 2006 que o jogo apareceria no Xbox 360, arregaçando a manga para revelar uma tatuagem temporária de Grand Theft Auto IV.[56] A Rockstar Games inicialmente parecia estar comprometida com a data de lançamento original de 16 de outubro de 2007; no entanto, o analista da Wedbush Morgan, Michael Pachter, sugeriu que a Take-Two pode optar por adiar o lançamento do jogo para aumentar seus resultados financeiros para 2008 e evitar competir com o lançamento de outros títulos altamente antecipados, como Halo 3.[57] ] A Rockstar respondeu dizendo que Grand Theft Auto IV ainda estava a caminho do lançamento no "final de outubro".[58] Em 2 de agosto de 2007, a Take-Two anunciou que Grand Theft Auto IV perderia sua data de lançamento original de 16 de outubro de 2007, ao contrário de suas declarações anteriores, e seria adiado para o segundo trimestre fiscal (fevereiro-abril) de 2008.[59] Em uma teleconferência posterior com investidores, Strauss Zelnick, da Take-Two, atribuiu o atraso a "problemas quase estritamente tecnológicos ... não problemas, mas desafios". contribuíram para o atraso, juntamente com problemas de armazenamento no Xbox 360.[61] Em 24 de janeiro de 2008, a Take-Two anunciou que Grand Theft Auto IV seria lançado em 29 de abril de 2008.[62] À medida que a data de lançamento se aproximava, a Rockstar Games e a Take-Two comercializaram o jogo fortemente através de várias formas, incluindo anúncios de televisão, vídeo na Internet, outdoors, marketing viral e um site redesenhado. Uma edição especial do jogo também foi lançada para PlayStation 3 e Xbox 360.[63] Em uma reunião de acionistas da Take-Two em 18 de abril de 2008, o CEO da Take-Two, Ben Feder, anunciou que Grand Theft Auto IV já havia "ido ouro" e estava "em produção e em caminhões a caminho dos varejistas".[64] O jogo acabou sendo lançado para os consoles de videogame PlayStation 3 e Xbox 360 na Europa, América do Norte e Oceania em 29 de abril de 2008,[62] e no Japão em 30 de outubro de 2008.[65] No geral, Grand Theft Auto IV levou mais de 1.000 pessoas e mais de três anos e meio para ser concluído, com um custo total estimado em aproximadamente US$ 100 milhões, tornando-o, na época, o videogame mais caro já desenvolvido.[66]

Em 6 de agosto de 2008, a Rockstar anunciou que uma versão para Microsoft Windows de Grand Theft Auto IV estava em desenvolvimento pela Rockstar North e Rockstar Toronto.[67][68] O jogo foi originalmente anunciado para lançamento na América do Norte em 18 de novembro de 2008 e na Europa em 21 de novembro de 2008, mas depois foi adiado para 2 e 3 de dezembro de 2008, respectivamente.[68] Ele contém recursos expandidos,[68] incluindo controle de densidade de tráfego, configurações de distância de desenho e um editor de repetição.[69] O editor de replay permite que os jogadores gravem e editem clipes de jogos, os vídeos podem ser enviados para o site do Social Club da Rockstar. Ele utilizou Games for Windows - Live para jogar online[70] e suporta 32 jogadores para multiplayer.[71] A proteção SecuROM é utilizada e uma ativação online única é necessária para jogar o jogo.[72] O jogo foi disponibilizado no Steam em 4 de janeiro de 2009.[73] Em 9 de fevereiro de 2017, a versão Xbox 360 de Grand Theft Auto IV foi disponibilizada para retrocompatibilidade com o Xbox One.[74]

Predefinição:Conteúdo episódico âncora
Dois pacotes episódicos para Grand Theft Auto IV foram lançados. Esses dois episódios foram lançados separadamente, exclusivamente no Xbox Live,[75] como conteúdo para download (DLC), exigindo o jogo original para jogar. Mais tarde, eles foram lançados juntos como parte de um jogo independente, intitulado Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City, que não requer o jogo original para ser jogado.[76] Dan Houser afirmou que os episódios mostram "um lado diferente de Liberty City".

A primeira expansão, intitulada Grand Theft Auto: The Lost and Damned, foi originalmente lançada em 17 de fevereiro de 2009.[78] O protagonista de The Lost and Damned é Johnny Klebitz, um membro da gangue de motoqueiros de Liberty City, The Lost. A segunda expansão, intitulada Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony, foi lançada em 29 de outubro de 2009.[79] O protagonista de The Ballad of Gay Tony é Luis Fernando Lopez, um assistente do dono da boate Tony "Gay Tony" Prince, e o segue enquanto ele resolve os conflitos de seus amigos, família e chefe.[76]

Jeronimo Barrera, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto da Rockstar Games, disse que os episódios eram experimentos porque a equipe não tinha certeza se havia usuários suficientes com acesso ao conteúdo online no Xbox 360.[80] A diretora financeira da Take-Two Interactive, Lainie Goldstein, revelou que a Microsoft estava pagando um total de US$ 50 milhões pelos dois primeiros episódios.[81] Em janeiro de 2010, a Rockstar anunciou que o DLC, bem como Episodes From Liberty City, seriam disponibilizados para PlayStation 3 e Microsoft Windows em 13 de abril de 2010 na América do Norte[82][83] e 16 de abril de 2010 na Europa.[82]

Ambos os episódios foram lançados para PlayStation 3 e Microsoft Windows em 13 de abril de 2010[82] na América do Norte e em 16 de abril de 2010[82] na Europa.[84] Grand Theft Auto IV: The Complete Edition, incluindo o Grand Theft Auto IV original e suas duas expansões episódicas, foi listado em lojas online,[85] antes de ser confirmado pela Rockstar. A compilação foi lançada no PlayStation 3, Xbox 360 e Windows em 26 de outubro de 2010 na América do Norte e 29 de outubro na Europa.[86] As versões Xbox 360 de ambos os episódios foram retrocompatíveis com o Xbox One em 9 de fevereiro de 2017.[74]

Trilha sonora
Como os jogos anteriores da série Grand Theft Auto, Grand Theft Auto IV apresenta uma trilha sonora que pode ser ouvida através de estações de rádio enquanto o jogador está em um veículo. Liberty City é servida por 19 estações de rádio, três das quais são estações de rádio. As outras estações apresentam música de uma grande variedade de gêneros, incluindo faixas de Genesis, David Bowie, Bob Marley, The Who, Queen, Kanye West e Elton John.[87]

Grand Theft Auto IV usa um sistema de música semelhante ao de Grand Theft Auto: San Andreas (2004). Em outros jogos da série, cada estação de rádio era essencialmente um único arquivo de som em loop, tocando as mesmas músicas, anúncios e anúncios na mesma ordem todas as vezes. Com as estações de rádio em Grand Theft Auto IV, cada arquivo de som é mantido separadamente e sequenciado aleatoriamente, permitindo que as músicas sejam reproduzidas em ordens diferentes, anúncios de músicas sejam diferentes a cada vez e eventos da trama sejam mencionados nas estações. Certas músicas também são editadas para incorporar referências à fictícia Liberty City.[53]

Uma variedade de celebridades reais fornecem vozes para os DJs de rádio no jogo, incluindo o estilista Karl Lagerfeld, os músicos Iggy Pop,[88] Femi Kuti,[89] Jimmy Gestapo[90] e Ruslana,[91] e rádio da vida real apresentador de talk show Lazlow Jones.[92] Os atores do Saturday Night Live Bill Hader e Jason Sudeikis aparecem nos talk shows de rádio liberais e conservadores, respectivamente, com Fred Armisen interpretando vários convidados no "Integrity 2.0" de Lazlow.[92] Vários outros comediantes, incluindo Jim Norton, Patrice O'Neal, Rick Shapiro e Robert Kelly, bem como os apresentadores de rádio Opie e Anthony apareceram no rádio e/ou como personagens no jogo.[93]

The Music of Grand Theft Auto IV é uma trilha sonora de 2008 embalada com a edição especial de Grand Theft Auto IV. O disco contém várias seleções de trilha sonora.[94] A trilha sonora apresenta vários gêneros, do hip hop ao rock e reggae. Vários artistas regravaram suas músicas para fazer referências aos locais do jogo. Duas músicas, "Liberty City: The Invasion" e "No Sex for Ben", foram compostas especificamente para o jogo e a trilha sonora.[95] A música tema de Grand Theft Auto IV, "Soviet Connection", foi composta por Michael Hunter, que anteriormente compôs o tema de Grand Theft Auto: San Andreas.[53]

Perto do aniversário de dez anos do lançamento do jogo em abril de 2018, a Rockstar emitiu patches para todas as versões do jogo para remover algumas das músicas licenciadas do jogo para as quais eles não têm mais direitos de licenciamento. A Rockstar disse que isso era principalmente da estação de rádio com tema russo, "Vladivostok FM", e que eles deveriam substituir essas músicas por novas músicas no patch.[96][97] As músicas foram restauradas em uma atualização de agosto de 2019 sem esclarecimentos da Rockstar Games.[98]

Recepção
Predefinição:Revisões de jogos de vídeo Grand Theft Auto IV foi lançado com aclamação da crítica. Metacritic, que atribui uma classificação normalizada na faixa de 0 a 100, calculou uma pontuação média de 98, indicando "aclamação universal".[99][100] É o segundo jogo mais bem avaliado no site, atrás apenas de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. design[102][106][104] e sistema de combate.[106][107][108][109] Hilary Goldstein da IGN sentiu que o jogo "estabelece uma nova referência para jogos de mundo aberto",[104] e Andrew Reiner da Game Informer escreveu que o jogo "muda completamente a paisagem dos jogos".[103]

Os revisores elogiaram o design do mundo aberto, alguns elogiando ainda mais a liberdade que ele permite ao jogador. Seth Schiesel do The New York Times nomeou a cidade como a "verdadeira estrela" do jogo.[110] Official Xbox MagazineTemplate:'s Hicks ficou impressionado com a cidade, atribuindo isso à IA do jogo.[105] Robinson, da Computer and Video Games, considerou o ambiente crível e sentiu que o mundo era "totalmente inigualável".[106] Goldstein da IGN sentiu que, embora Liberty City seja inspirada em Nova York, não está em dívida com ela. Ele escreveu que a cidade "existe em seu próprio universo e com razão".[104] Crispin Boyer, do 1UP.com, elogiou as "vistas de tirar o fôlego, cenários incrivelmente variados e aparência vivida". [111]

Os críticos elogiaram a narrativa do jogo. Goldstein da IGN aceitou os tons mais sombrios da história, uma ruptura com a tradição da série. Jon Hicks, da Official Xbox Magazine, ficou surpreso com a profundidade da história.[105] Reiner da Game Informer escreveu que o nível de liberdade no jogo contribuiu para que ele gostasse da história.[103] As escolhas de moralidade enfrentadas pelos jogadores ao longo da narrativa também foram bem-vindas. Boyer do 1UP.com sentiu que eles deram ao jogo um elemento de "rejogabilidade".[102] Tom Bramwell, da Eurogamer, considerou as escolhas de moralidade um substituto justo sobre "chefes com grandes barras de saúde".[107]

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O protagonista do jogo, Niko Bellic, com o principal antagonista, Dimitri Rascalov. Os revisores elogiaram a história e os personagens do jogo, elogiando as escolhas de moralidade enfrentadas pelos jogadores.

Os personagens do jogo—particularmente Niko—receberam reações positivas dos críticos.[107] Hicks da Official Xbox Magazine e Andy Robinson da Computer and Video Games chamaram Niko de "carismático" e "simpático", afirmando que o preferem aos protagonistas anteriores da série.[106][105] George Walter da GamesRadar elogiou a profundidade do personagem, e Goldstein da IGN sentiu que o personagem de Niko se sente relacionável quando confrontado com decisões difíceis.[108] Jeff Gerstmann da Giant Bomb sentiu que Niko era "a única coisa que importava para [ele]" à medida que avançava na história, com o personagem se tornando uma de suas características favoritas do jogo.[112] Schiesel, do The New York Times, nomeou Niko como um dos personagens de videogame mais realizados, atribuindo isso ao roteiro do jogo,[110] enquanto Boyer, do 1UP.com, elogiou o uso da ligação de personagens durante as missões do jogo.[102]

Muitos revisores acharam o sistema de combate mais responsivo do que nos jogos anteriores, elogiando particularmente a adição do sistema de cobertura.[102][106][107] Justin Calvert da GameSpot escreveu que o sistema de cobertura torna o combate do jogo uma "enorme melhoria" em relação aos jogos anteriores.[109] Reiner da Game Informer concordou, escrevendo que o sistema de mira faz com que os jogadores se sintam responsáveis ​​por todas as mortes.[103] Goldstein da IGN elogiou a fluidez do sistema de cobertura e sentiu que a mecânica de mira automática é uma "grande ajuda em batalhas maiores".[104] Walter, da GamesRadar, escreveu que o sistema de cobertura "abriu o caminho para um novo estilo de missão".[108] David McComb do Empire chamou o combate de "afiado e instintivo",[113] e Hicks da Official Xbox Magazine sentiu que o sistema de cobertura permite que os jogadores executem um plano de ataque.[105] Além do sistema de combate, a maioria dos revisores observou que o manuseio do veículo era mais realista do que nos jogos anteriores.[103][108][105] Robinson, da Computer and Video Games, sentiu que o manuseio do veículo ecoava realismo, enquanto Hicks da Official Xbox Magazine chamou a seleção do veículo de "excelente".[106] Costantino da Game Revolution elogiou a melhoria da mecânica do jogo, particularmente as animações avançadas de veículos e personagens do motor de física.

Os críticos elogiaram o design de som. Goldstein da IGN elogiou as performances dos atores e o uso de música licenciada. Calvert da GameSpot e Walter da GamesRadar também elogiaram a música licenciada, o último admirando o humor das estações de rádio.[108][109] Michael Pinson, do The Pro Audio Files, elogiou os recursos separados do design de som do jogo - incluindo o ambiente da cidade, música licenciada, diálogo de personagens e efeitos sonoros de veículos e armas - aplaudindo o uso do desenvolvedor de unir os recursos.[114] Carolyn Gudmundson da GamesRadar também elogiou retroativamente a trilha sonora do jogo, elogiando sua adequação ao cenário do jogo.[115]

O modo multiplayer online do jogo recebeu reações positivas dos críticos.[107][109] Reiner da Game Informer elogiou a personalização de personagens disponível no modo multiplayer, e notou que ele roda "tão bem" quanto o jogo single-player.[103] Boyer da 1UP.com chamou os modos multiplayer de "excelentes",[102] e Goldstein da IGN o considerou um dos melhores.[104] Official Xbox MagazineTemplate: Hicks apelidou o multiplayer como "extremamente divertido",[105] enquanto Walter da GamesRadar elogiou o processo "sem costura" de entrar em uma partida multiplayer.[108] Gerstmann da Giant Bomb e Costantino da Game Revolution se sentiram divididos sobre o multiplayer, o último chamando-o de "ideia fantástica", mas sentindo que problemas de conectividade resultaram em uma experiência "quebrada".[111][112]

Versão do Windows
Predefinição:Revisões de jogos de vídeo Quando Grand Theft Auto IV foi lançado para o Microsoft Windows em dezembro de 2008, recebeu críticas geralmente positivas. O Metacritic calculou uma pontuação média de 90 em 100, indicando "aclamação universal", com base em 40 avaliações.[116] Os revisores gostaram dos visuais aprimorados[117][118][119] e dos recursos adicionais,[71][120][121][119], mas criticaram a porta por sua inferioridade em relação às versões do console.[120][122][ 121]

Os recursos do jogo adicionados no port foram bem recebidos.[121][119] A adição do Editor de Vídeo foi recebida com reações positivas; Calvert da GameSpot chamou de "uma ótima maneira de ser criativo",[71] enquanto Kieron Gillen da Eurogamer criticou a imprevisibilidade em seu tempo.[122] Os críticos também elogiaram a adição da estação de rádio personalizável, que permite aos jogadores ouvir sua própria escolha de música; Tom Chick do 1UP.com o considerou o melhor recurso do port,[120] e Steven Hopper do GameZone o chamou de "grande toque".[119] A atualização do port para 32 jogadores simultâneos no modo multiplayer online, em oposição aos 16 jogadores da versão de console, também foi recebida com feedback positivo; Gillen da Eurogamer disse que a "possibilidade de caos... aumenta",[122] enquanto Will Tuttle da GameSpy sentiu que o aumento do jogador "muda a ação significativamente".[123]

Os visuais aprimorados do port foram elogiados por muitos revisores. Hopper do GameZoneTemplate: considerou os visuais uma melhoria em relação às versões originais.[119] Andy Robinson do Computer and Video Games chamou os visuais de "impressionantes",[117] enquanto Tom Orry do VideoGamer.com os chamou de "excelentes".[118] Por outro lado, os requisitos do sistema da porta, considerados difíceis de executar com configurações avançadas,[71] receberam críticas.[121][118] Gillen, da Eurogamer, disse que, embora a versão para Windows seja "a versão mais atraente", é "irritantemente complicado chegar lá".[122] O Tuttle da GameSpy foi capaz de ignorar os exigentes requisitos do sistema em troca de outros recursos do jogo.