7 novas plataformas de mídia social que os profissionais de marketing devem assistir em 2022
De acordo com nossa pesquisa de marketing de mídia social da HubSpot de 2022, a maioria dos profissionais de marketing pesquisa plataformas de mídia social novas ou emergentes semanalmente ou mensalmente.
Quando você visita a App Store ou o Google Play e pesquisa "mídias sociais", há centenas de aplicativos para escolher. Mas, à medida que o conjunto de plataformas sociais cresce, alguma delas realmente mudará o jogo para os profissionais de marketing este ano?
A verdade é que provavelmente sim. O ano de 2020 mudou a maneira como fazíamos quase tudo – incluindo socializar. O distanciamento social tornou-se uma parte familiar de nossas vidas, deixando um vazio para a comunicação personalizada que costumávamos ter pessoalmente.
No entanto, os humanos são adaptáveis, e vários novos sites de redes sociais surgiram nos últimos doze meses para recriar as comunidades que tivemos que abandonar abruptamente.
Tendências de mídia social para 2022
As tendências de mídia social mais quentes até agora são as redes sociais baseadas em áudio e a transmissão ao vivo.
O streaming de vídeo ao vivo (32%) foi a segunda maior tendência em que os profissionais de marketing de mídia social investiram este ano, atrás do conteúdo de vídeo de formato curto. A pesquisa também revelou que o streaming teve um desempenho melhor do que o esperado para 52% dos profissionais de marketing de mídia social pesquisados.
Isso ocorre em um momento em que plataformas como Twitch e Discord estão crescendo e se expandindo além dos jogos.
Quanto ao áudio, Stephanie Morgan, especialista em mídia social e fundadora da agência de marketing Social Lock, vê um futuro brilhante para esse novo tipo de comunidade.
“A rede social baseada em áudio é um conceito relativamente novo, mas não vai a lugar nenhum tão cedo”, diz ela.
A pesquisa do HubSpot Blog descobriu que 65% dos profissionais de marketing de mídia social classificaram as salas de bate-papo de áudio ao vivo entre os três principais formatos de mídia social mais eficazes.
Observar o crescimento de canais sociais jovens e promissores ajudará você a determinar quais valem a pena participar e quais não valem o seu tempo.
E, se você acabar se juntando a um novo canal social quente no início, poderá ter mais tempo para entender qual conteúdo promocional funciona lá. Isso o colocará à frente dos concorrentes que lançam suas contas mais tarde e podem ter dificuldades para criar ideias criativas de postagem.
Para ajudá-lo a permanecer na vanguarda das mídias sociais, compilamos uma lista de oito plataformas sociais jovens que você pode querer colocar no seu radar este ano. Todas essas plataformas ganharam uma grande base de usuários, interesse de investidores ou novidades nos últimos meses.
Para cada plataforma, mostraremos como ela funciona, sua base de usuários, por que pode ser promissora para os profissionais de marketing mais tarde e como você deve abordá-la hoje.
1. Contração
Ano de lançamento: 2011
Número de usuários: 140 milhões de usuários ativos mensais
O Twitch é uma plataforma de transmissão ao vivo que permite que os criadores interajam com seu público em tempo real. Seu principal condutor de tráfego vem de entusiastas de videogames.
Os jogadores podem se gravar jogando jogos populares como Fortnite e Minecraft enquanto o público assiste e se envolve. Alguns criadores também oferecem conteúdo exclusivo para quem escolhe um plano de assinatura pago.
Além do conteúdo do jogo, você encontrará vídeos e transmissão ao vivo relacionados a culinária, música e praticamente qualquer coisa nesta rede social. O Twitch também oferece shows interativos ao vivo, de eventos de e-sports a festivais para seus 30 milhões de visitantes diários médios.
O público do Twitch é jovem, com 70% de seus espectadores entre 16 e 34 anos. Do ponto de vista da marca, é uma ótima plataforma de construção de comunidade onde os profissionais de marketing podem se conectar em um nível pessoal com seu público-alvo.
De perguntas e respostas a conteúdo de bastidores, existem várias maneiras pelas quais as marcas podem envolver seu público.
De acordo com a HubSpot Blog Research de 2021, 75% dos profissionais de marketing de mídia social B2B planejam aumentar seu investimento no Twitch em comparação com 28% dos profissionais de marketing B2C.
Semelhante aos influenciadores de outras redes sociais, os streamers podem ganhar a vida no Twitch por meio de assinaturas, anúncios e doações.
As marcas podem escolher entre uma variedade de posicionamentos de anúncios, incluindo o carrossel da página inicial e integrações de transmissão ao vivo. Eles também podem patrocinar streamers específicos cujos espectadores estão altamente engajados.
À medida que o público do Twitch se diversifica e se expande além dos jogos, fica mais fácil para as marcas encontrarem seu caminho. Além disso, as marcas não se limitam a trabalhar com streamers na plataforma. Eles podem construir sua própria presença por meio de uma conta de marca e recursos como emote, que são emoticons que você pode usar na plataforma.
2. Discórdia
Ano de lançamento: 2015
Número de usuários: mais de 100 milhões de usuários ativos mensais
O que antes era uma plataforma de jogos agora evoluiu para um aplicativo de bate-papo expansivo.
Veja como funciona: a plataforma opera em servidores, que são grupos da comunidade que permitem bate-papo por vídeo, áudio e texto. Cada usuário pode construir seu próprio servidor ou ingressar em um criado por outro membro.
Quando foi lançado, o Discord era popular entre os jogadores que queriam uma plataforma para transmitir jogos e se conectar com a comunidade de jogos mais ampla. Depois de arrecadar US$ 100 milhões em financiamento em 2020, a Discord anunciou planos de expandir além dessa comunidade.
Em uma postagem no blog, o cofundador e CEO Jason Citron compartilhou que seus usuários queriam essa mudança.
“Os jogos são o que trouxe muitos de vocês para a plataforma, e sempre seremos gratos por isso”, escreveu Citron. “Com o passar do tempo, muitos de vocês perceberam e expressaram que simplesmente queriam um lugar projetado para sair e conversar no conforto de suas próprias comunidades e amigos”.
A marca passou por um redesenho de marca e reformulou suas mensagens para torná-la uma plataforma para todos.
O Discord não faz anúncios na plataforma atualmente, tornando-se uma peça exclusivamente orgânica para as marcas. A plataforma de investimento inicial Otis teve grande sucesso nessa área.
Em um artigo do Digiday, o chefe de marketing da Otis, Cam Lay, compartilhou que eles construíram uma forte comunidade de mais de 600 membros compartilhando dicas e interagindo regularmente com os usuários.
Eles também aproveitam sua comunidade para obter feedback e obter insights sobre como seu público se sente em relação a seus produtos e serviços.
O Discord oferece às marcas uma oportunidade fantástica de construir lealdade e confiança à marca. Para ter sucesso em uma plataforma como essa, as marcas devem estar investidas em seu público e dispostas a jogar a longo prazo.
3. TikTok
Ano de lançamento: 2017 (fundado em 2016)
Número de usuários: 1 bilhão de usuários ativos mensais
Em 2018, o aplicativo de sincronização labial Musical.ly se fundiu com um aplicativo semelhante de um ano chamado TikTok. Hoje, é mais popular nas lojas de aplicativos do que outras plataformas de mídia social proeminentes e deve chegar a 1,5 bilhão em 2022.
Para quem se lembra do Vine ou Musical.ly, o TikTok é como uma mistura dos dois.
A plataforma permite filmar vídeos curtos que são reproduzidos em um loop repetitivo, como o Vine. Mas, como Musical.ly ou Snapchat, você pode adicionar efeitos divertidos, filtros AR, texto e sobreposições musicais para animar as coisas. Como plataformas de vídeo semelhantes, foi adotado principalmente por usuários com menos de 30 anos.
Depois de fazer um vídeo, o aplicativo também permite otimizá-lo adicionando hashtags para facilitar a localização por meio de pesquisa.
Uma maneira de as hashtags serem adotadas no TikTok é por meio da guia "Descobrir". Esta área da plataforma permite que você vasculhe as hashtags de tendências e participe da diversão. Ao postar um vídeo que responde a um desafio, você pode incluir a hashtag correspondente para que os seguidores do desafio possam ver seus vídeos.
Além de ser amplamente discutido por publicações como o New York Times e o Digiday, o aplicativo também ganhou notoriedade de comediantes como Jimmy Fallon. Aqui está um clipe do The Tonight Show onde ele fala sobre o aplicativo e diz aos fãs para competirem em seu desafio #tumbleweed:
Além de ser divertido e divertido, o aplicativo está "vazando no território da marca", de acordo com Krystal Wu, ex-gerente de comunidade de mídia social da HubSpot. Ela explicou que mais marcas estão na plataforma, acrescentando que "O Washington Post está no TikTok e também é bastante popular".
O Washington Post, como ela mencionou, já conquistou mais de 1 milhão de seguidores.
Você esperaria que o jornal publicasse conteúdo com um tom mais sério ou investigativo. No entanto, o Post mostra uma visão mais leve dos bastidores de sua redação.
Neste exemplo, um de seus jornalistas luta para subir as escadas ao som de "Electric Feel" do MGMT:
Marcas como a Guess também começaram a experimentar o TikTok.
Para destacar sua nova linha de roupas jeans, a Guess lançou o desafio #inMyDenim incentivando os usuários a publicar vídeos de si mesmos vestindo jeans Guess com a música de Bebe Rexha, "I'm a Mess". tocando em segundo plano.
No momento, empresas de moda, publicação e entretenimento estão começando a brincar com o TikTok. À medida que a plataforma cresce, podemos vê-la se expandir para outros setores que podem ser criativos e visuais com suas táticas de marketing.
Em 2021, 46% dos profissionais de marketing de mídia social pesquisados em um estudo da HubSpot Blog Research revelaram que o Tiktok oferece alto ROI, ficando em terceiro lugar atrás do Instagram e do YouTube. Por esse motivo, 93% dos profissionais de marketing que utilizam o TikTok planejam aumentar seu investimento ou continuar investindo o mesmo valor em 2022.
Embora você ainda não queira concentrar todos os seus recursos de mídia social no TikTok, é um ótimo momento para se familiarizar com o aplicativo e começar a experimentar alguns vídeos divertidos.
Você também pode tentar fazer um brainstorming de alguns desafios ou ideias de vídeo que possam se alinhar bem à sua marca e ao público jovem da plataforma. Se você vir alguma marca que esteja em um espaço semelhante ao seu, siga-as para obter mais inspiração.

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